XIV Olimpíada Brasileira de Informática

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da Olimpíada Brasileira de Informática 2012 (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

O Objetivo Geral da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Em Ponta Porã, dezenas de alunos matriculados nas escolas municipais receberam um treinamento especial em 2011 oferecido por membros do Projeto Futuros Programadores de Ponta vinculado ao Programa NERDS da Fronteira, visando a participação na Modalidade Programação da OBI. O treinamento foi oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Ponta Porã, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o NTEM.

Projeto Futuros Programadores de Ponta 2011

A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade Iniciação– prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1– alunos do 6º e 7º ano, Nível 2– alunos do 8º e 9º ano. Para o ano de 2012 temos uma novidade, as provas na Modalidade Iniciação serão aplicadas nas próprias escolas participantes do município de Ponta Porã.

Prova OBI 2011


Na Modalidade Programação– prova prática. Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior– alunos do ensino fundamental. Nível 1- alunos até 2º Ano do ensino médio, Nível 2– alunos até o 3º Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2011.

Premiação

Os melhores classificados da Modalidade Iniciação a nível nacional recebem convite para participar de um Curso de Introdução à programação na UNICAMP e os melhores classificados no Município de Ponta Porã recebem um convite para participar de um Curso de Introdução à programação no Câmpus de Ponta Porã da UFMS (Projeto Futuros Programadores de Ponta); já os melhores classificados da Modalidade Programação a nível nacional recebem convite para participar de um Curso de programação AVANÇADA na UNICAMP e os melhores classificados no Município de Ponta Porã recebem um convite para participar de um Curso avançado de programação  no Câmpus de Ponta Porã da UFMS(Projeto Futuros Programadores de Ponta); O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP.

Datas Importantes

No dia 14/04/2012 acontecerá nas escolas municipais que possuem do 6º ao 9º ano a prova teórica (modalidade iniciação) da OBI que será aplicada pelo professor da STE (Sala de Tecnologia Educacional) em cada escola.

De 09/04 a 12/04 será realizado na UFMS – Câmpus de Ponta Porã, um intensivão para os alunos que participaram do treinamento oferecido pelo “Projeto Futuros Programadores de Ponta” no ano de 2011 .

Estas são as escolas municipais envolvidas: Ignês Andreazza, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Manoel Martins, Maria Lígia, Ramiro Noronha e São João.

Futuros Programadores de Ponta
Maiores Informações sobre a OBI 2012 acesse http://olimpiada.ic.unicamp.br/
Mais fotos e informações sobre o Projeto Futuros Programadores de Ponta acesse a página no Facebook do Programa NERDS da Fronteira

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.