3º Robo Ára

WGira

A primeira edição do Workshop do Grupo de Interação Robótica e Acessibilidade acontecerá no dia 22 de junho de 2017 no Centro de Convenções de Ponta Porã. O Workshop é destinado para acadêmicos de cursos de licenciatura e tecnologia, professores do ensino básico e pesquisadores do estado.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO!!

Confira a programação do WGIRA:


8:00 – 9:00: Abertura do WGIRA


9:00 – 10:00: Palestra 1

Tema: Interação Criança-Computador (Apresentação do GIRA Fronteira)

  PALESTRANTE: PROF. DR. ANDERSON CORRÊA DE LIMA

Biografia: Possui graduação em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) em Teoria da Computação/Algoritmos Paralelos e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015) em Computação Paralela de Alto Desempenho. Atualmente é professor adjunto II dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – Campus Universitário de Ponta Porã e do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É coordenador do GIRA (Grupo de Interação Robótica e Acessibilidade) da Fronteira e do evento Robo Ára. Possui interesse nas seguintes áreas: robótica educacional, tecnologias educacionais, engenharia de software, softwares educacionais,  interação humano-computador, acessibilidade e design.


10:00 – 10:20: Coffee Break


10:30 – 11:30: Palestra 2

Tema: A educação em tempos de Linguagem Digital: Desafios e Perspectivas

  PALESTRANTE: PROF. ME. ÁDAMO DUARTE DE OLIVEIRA

Biografia: Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDUMAT-UFMS). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática ( 2012 – PPGEDUMAT -UFMS). Especialização em Educação Matemática (2011 – Favim/SC). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS – 2008), atua na linha de tecnologias e Educação Matemática, investigando processos de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais. Participa do Grupo de Estudos de Tecnologias e Educação Matemática (GETECMAT). Foi professor concursado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, de 2010 a 2011, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental. Professor da Rede Estadual de Ensino no período de 2005 a 2011, atuando nas séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. De 2012 a julho de 2013 foi coordenador de Área de Matemática, na Rede Estadual de Ensino, onde trabalhava com formação de professores das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental ,Médio e EJA. Atuou como docente na Universidade Uniderp de 2013 a 2015 e atualmente é professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Licenciatura em Matemática.


11:30 – 13:00 – intervalo para almoço


13:00 – 14:00: Palestra 3

Tema: Interlocução entre Neurociências,  Psicologia e Educação

    PALESTRANTE: PROF. DRA. MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA

Biografia: Doutoranda e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília – UNB) e em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC); Psicóloga (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser – UNIFAN). É Professora Assistente (DE) na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.


14:00 – 15:00: Palestra 4

Tema: Perspectivas Pedagógicas da Web 2.0: Produção, Compartilhamento e Colaboração

  PALESTRANTE: PROF. DR. CLAUDIO ZARATE SANAVRIA

Biografia: É bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). É professor, pesquisador e, atualmente, Diretor-Geral do Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), onde também coordena o NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática e Engenharia de Software.


15:00 – 15:20 : Coffee Break


15:30 – 16:30: Palestra 5

Tema: Games e Gamificação no ensino com Realidade Virtual e Realidade Aumentada

  PALESTRANTE: PROF. DR. ISMAR FRANGO SILVEIRA

Biografia: Possui Graduação em Matemática-Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Mestrado em Ciências (área: Computação Gráfica) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica (área: Realidade Virtual Distribuída aplicada à Educação) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando nos cursos de Graduação da Faculdade de Computação e Informática e no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação; é Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Bacharelado em Ciência da Computação e atua nos Programas de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software, Processamento Gráfico, Jogos Digitais, Objetos de Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem Mediados por Computador. Atua principalmente nos seguintes temas: objetos de aprendizagem, padrões de projeto, realidade virtual e aumentada, jogos digitais, ambientes virtuais colaborativos, TICs aplicadas à educação.


16:30 – 17:30: Palestra 6

Tema: Pensamento Computacional na Educação Básica: Sonho ou Possibilidade Concreta?

   PALESTRANTE: PROF. DR. AMAURY ANTÔNIO DE CASTRO JÚNIOR

Biografia: É bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET/SESu/MEC, atuando como Tutor do Grupo PET/Fronteira; coordenador do Programa de Extensão NERDS da Fronteira (Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software) e Secretário Regional da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) no estado de Mato Grosso do Sul. Obteve o título de bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de doutor em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lotado no Campus de Ponta Porã (CPPP), atuando como docente na graduação e junto ao Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada à Agricultura e Pecuária da Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS. Tem experiência em gestão acadêmica no ensino superior, adquirida através da atuação na coordenação de diversos cursos de graduação e na direção de câmpus avançado. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa na área de Ciência da Computação: Teoria da Computação, Tecnologia Adaptativa, Inteligência Computacional, Linguagens de Programação, Tecnologias Educacionais e Robótica.


17:30 – 18:00: Encerramento do WGira