Ponta Porã se prepara para a realização da Olimpíada Brasileira de Informática 2013

Anunciamos a realização da  XV  Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) na cidade de Ponta Porã-MS, a OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI em nível nacional está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP, aqui na cidade de Ponta Porã-MS, a organização da OBI está a cargo do Câmpus de Ponta Porã da UFMS pela equipe do Programa NERDS da Fronteira em parceria com o Núcleo de Tecnologia do Município de Ponta Porã (NTEM) e do Núcleo de Tecnologia Estadual de Ponta Porã (NTE).

No ano passado tivemos mais de 500 alunos inscritos na OBI, esse ano pretendemos dobrar esse número. Neste ano também temos uma novidade, uma maior participação das escolas estaduais do município, fruto de uma parceria muito importante com o NTE Ponta Porã e também a participação de uma escola particular a Escola Topo Gigio.
Em março e abril aconteceram reuniões com os diretores, professores, com a equipe do NTEM e do NTE do município de Ponta Porã para apresentação da OBI 2013. A equipe do Programa NERDS da Fronteira ministrou um treinamento para auxiliar os professores responsáveis pelo cadastro dos alunos nas escolas a cadastrar os competidores.
Reunião na Escola Joaquim Murtinho com diretores, professores e Projetecs das Escolas Estaduais de Ponta Porã
A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade Iniciação– prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1- alunos do 6º e 7º ano, Nível 2- alunos do 8º e 9º ano. As provas dessa modalidade são aplicadas nas escolas participantes do município.
Prova da Modalidade Iniciação na Escola Ramiro Noronha OBI 2012
Modalidade Programação – prova prática. Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior- alunos do ensino fundamental. Nível 1- alunos até 2º Ano do ensino médio, Nível 2- alunos até o 3º Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2012. A prova dessa modalidade é aplicada no Câmpus de Ponta Porã da UFMS.
Prova da Modalidade Programação na UFMS Câmpus de Ponta Porã  OBI 2012
Premiação
Os melhores classificados da Modalidade Iniciação a nível nacional recebem convite para participar de um Curso de Introdução à programação na UNICAMP e os melhores classificados no Município de Ponta Porã recebem um convite para participar de um Curso de Introdução à programação no Câmpus de Ponta Porã da UFMS (Projeto Futuros Programadores de Ponta). O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP.
Datas Importantes
A OBI 2013 acontecerá em duas fases, a primeira fase acontecerá no dia 18 de maio das 09:00 ás 11:00 hs. Os classificados para a segunda fase farão a prova no dia 31 de Agosto de 2013 das 09:00 ás 11:00 hs.
Projeto Futuros Programadores de Ponta
Os 60 melhores classificados a nível municipal na primeira fase da modalidade Iniciação, serão convidados a participar das aulas do Projeto Futuros Programadores de Ponta de Setembro a Dezembro de 2013. Esses alunos recebem um treinamento especial visando a participação dos mesmos na prova da Modalidade Programação do ano seguinte.
Abaixo o vídeo de como foi a OBI 2013 e o Projeto Futuros Programadores de Ponta.

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.