Ponta Porã conquista 49 medalhas na Modalidade Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2012)

Pela primeira vez realizada em Ponta Porã, a Olimpíada Brasileira de Robótica foi um sucesso, conquistando um bom número de medalhas para o município. A competição foi organizada pelo Câmpus de Ponta Porã da UFMS, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do NTEM (Núcleo de Tecnologia Municipal) e das escolas estaduais e municipais da cidade.
As provas foram aplicadas no mês de agosto, em cada escola participante, sob a responsabilidade dos professores das salas de tecnologia. Houve uma intensa participação, totalizando mais de 740 inscrições entre alunos das escolas públicas do ensino fundamental de Ponta Porã. Os resultados também foram muito bons. Ponta Porã conseguiu 49 medalhas em nível nacional, sendo 3 medalhas de ouro, 15 de prata e 31 de bronze. Todas as medalhas foram conquistadas por alunos que participaram da Modalidade Teórica nos níveis 1 e 2, que contempla alunos matriculados entre 1º e 5º anos de ensino fundamental.
Dentre as escolas participantes, as que tiveram alunos premiados foram:
  • Escola Polo Municipal Cooporã (16 medalhas);
  • Escola Polo Municipal Dora Landolfi (4 medalhas);
  • Escola Polo Municipal Ignês Andreazza (2 medalhas) ;
  • Escola Municipal Isaac Borges Capillé (2 medalhas);
  • Escola Polo Municipal Lydio Lima (1 medalha);
  • Escola Polo Municipal Manoel Martins (5 medalhas);
  • Escola Municipal Pref. Adê Marques (14 medalhas);
  • Escola Municipal Prof. Capiberibe Saldanha (4 medalhas);
  • Escola Municipal São João (1 medalha).
Outras escolas também participaram e esse apoio foi fundamental para o sucesso da competição em Ponta Porã. O Câmpus de Ponta Porã e a comissão organizadora local agradece e parabeniza a todos pela colaboração.
Os medalhistas receberão suas medalhas em evento a ser programado juntamente com as escolas e com a Secretaria Municipal de Educação. Além disso, os medalhistas e seus professores também participarão de um curso de robótica educacional, voltado para o uso e aplicação dos Kits didáticos de robôs LEGO MindStorms no processo de ensino e aprendizagem. O curso será oferecido pelos acadêmicos do projeto Laboratório de Robótica de Ponta Porã (LaRPP) da UFMS, com a colaboração de pedagogos e psicólogos de instituições parceiras do projeto.

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.