OBI 2012 – Aluno de Ponta Porã conquista Medalha de Prata

A Olimpíada Brasileira de Informática do ano de 2012 aconteceu em Ponta Porã-MS nos meses de abril e maio e trata-se de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse pela computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização nacional da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP e na cidade de Ponta Porã ficou sob a responsabilidade do CPPP/UFMS, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional do Município (NTEM) e com a Secretaria Municipal de Educação.



A 1a. fase aconteceu no mês de Abril e contou com 561 alunos inscritos e 10 escolas participantes. Dos 561 inscrito, 67 foram classificados para a 2ª Fase, realizada no mês de Maio. Ponta Porã foi a cidade do Estado de Mato Grosso do Sul que teve o maior número de inscritos em 2012. Nos anos de 2010 e 2011 foram 90 e 200 inscrições, respectivamente.


Escolas do município participaram da organização da OBI-2012 sob a coordenação do Programa NERDS da Fronteira, vinculado ao CPPP/UFMS, sendo 7 escolas municipais, 3 escolas estaduais e o Instituto Federal. Abaixo segue a relação das escolas participantes:


Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia
Escola Municipal São João
Escola Municipal Manoel Martins
Escola Municipal Lions Club de Ponta Porã
Escola Polo Municipal Jardim Ivone
Escola Polo Municipal João Carlos Pinheiro Marques
Escola Polo Municipal Ramiro Noronha
Escola Estadual João Brembatti Calvoso
Escola Estadual Adê Marques
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus Ponta Porã


Em 2012, a cidade de Ponta Porã aumentou significativamente a sua participação na OBI. O aluno Eric Enrique, do IFMS, conquistou uma medalha de prata. O Eric foi o primeiro medalhista na OBI da cidade de Ponta Porã-MS e, nesse ano de 2012, o único a receber medalha na OBI em todo o estado.


Esperamos ampliar ainda mais a participação da cidade nas próximas edições da competição. De qualquer modo, não podemos deixar de agradecer a todos que se empenharam na organização e realização da OBI em nossa cidade. Obrigado à Secretaria de Educação e ao NTEM (Núcleo de Tecnologia do Município) pelo apoio de sempre, um agradecimento especial também a todos os Professores das Salas de Tecnologia do Município de Ponta Porã por se empenharem e fazer a OBI acontecer, por acreditarem em seus alunos e dar a eles a oportunidade de participar de uma Olimpíada Científica tão importante para o crescimento e desenvolvimento pessoal de cada um. O Programa NERDS da Fronteira continuará desenvolvendo suas ações visando à descoberta de talentos e a oportunidade de crescer e aprender sempre com essas ações.


Por fim, cabe ressaltar que os alunos classificados para a 2ª Fase da OBI serão convidados a participar de um Curso de Introdução a Programação em Linguagem C, que será oferecido aqui no Câmpus de Ponta Porã da UFMS, dento do Projeto “Futuros Programadores de Ponta”. As aulas serão ministradas por Bolsistas do Programa NERDS da Fronteira, Pet Fronteira e Bolsistas Permanência.


Abaixo segue algumas fotos da aplicação das Provas da OBI-2012



Reunião com Professores das salas de Tecnologia para repasse de informações

Escola Polo Municipal Ramiro Noronha

Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia

Escola Municipal Lions Club de Ponta Porã

Prova de Programação UFMS – Câmpus de Ponta Porã




Escola Municipal São João



























































Equipe Organizadora da OBI no CPPP
Equipe Organizadora da OBI no CPPP

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.