NERDS da Fronteira divulgado no Boletim de Notícias da Sociedade Brasileira de Computação

O Programa NERDS da Fronteira foi divulgado no Boletim de Notícias número 3 – de Setembro/2012 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Um notícia que nos alegra muito, pois ver as ações do Programa sendo reconhecidas nacionalmente, nos incentiva cada vez mais a continuar com esse grandioso Projeto.

Abaixo a matéria completa que pode ser consultada nas próximas semanas no site da SBC

A voz das Secretarias Regionais 
Nerds da Fronteira: Ações da Secretaria Regional da SBC em MS 
Considerando a expansão do número de cursos na área de computação pelo Estado de Mato Grosso do Sul e a consequente reorganização das regionais, foi possível estabelecer uma regional vinculada, exclusivamente ao Estado de MS. 
Desde então, muitas ações e atividades de integração e de divulgação da área de computação vem sendo propostas e desenvolvidas com o apoio da Secretaria Regional. Entre as ações da Secretaria Regional da SBC em Mato Grosso do Sul, pode-se destacar o apoio e o incentivo à realização anul da Escola Regional de Informática de MS, que já está com a sua quarta edição prevista para 2013, na cidade de Três Lagoas. Além disso, incentivou-se o desenvolvimento de atividades ligadas à ações de extensão que possam promover a inclusão digital e o ensino da computação, despertando nos jovens o interesse pela área. 
Entre as principais ações, destaca-se o Programa “NERDS da Fronteira”, que é vinculado ao Câmpus de Ponta Porã e surgiu a partir de atividades desenvolvidas pelos acadêmicos beneficiados pelo PNAES, dentro do Programa de Bolsa Permanência da UFMS. A sigla escolhida abrevia o nome do Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da Fronteira e envolve professores e alunos dos cursos de ciências exatas e tecnológicas, popularmente conhecidos como “nerds”, oferecidos no Câmpus de Ponta Porã da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A intenção é a de contribuir com a melhoria da formação na área das ciências exatas e tecnológicas nesta região do estado de Mato Grosso do Sul contribuindo para que, no futuro, possamos melhorar as taxas de sucesso dentro de cursos dessa área. 
Um dos grandes desafios é despertar nos alunos do ensino fundamental e médio, o interesse e a motivação pelo estudo das exatas, como base para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em muitas áreas de atuação do mercado de trabalho. A proposta pretende utilizar os recursos humanos e de infraestrutura do CPPP/UFMS para a realização de atividades e eventos que promovam a cidadania e o interesse pela computação e pela matemática através da realização de atividades culturais e recreativas que envolvam raciocínio lógica, robótica e cultura, tais como xadrez, música, olimpíadas científicas e a competições esportivas. 
O Programa NERDS da Fronteira iniciou as suas atividades em 2009. Em 2011 e 2012, esta ação foi uma das ações de extensão da UFMS (Programa) contempladas com recursos financeiros do Programa de Extensão Universitária (Editais PROEXT 2011 e PROEXT 2012) do Ministério da Educação (MEC), totalizando R$ 255.471,00 investido em bolsas, apoio a realização e participação em eventos, aquisição de materiais permanentes e outros ivestimentos que estão dando suporte às diversas ações vinculadas ao Programa NERDS da Fronteira. Durante o ano de 2011, através desses recursos obtidos, o programa desenvolveu um conjunto de atividades, com apoio da UFMS e de parcerias locais. Muitas dessas ações estão descritas no BLOG do Programa, disponível em: Nerds da Fronteira
Entre as grandes ações vinculadas ao Programa NERDS, pode-se destacar a organização da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em parceria com a Regional Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com a colaboração da Secretaria Regional e dos Representantes Institucionais da SBC no Estado de Mato Grosso do Sul, o programa sofre um processo de expansão, organizando-se em outras cidades do estado, tais como Aquidauana, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande. Em especial, na cidade de Campo Grande, o programa conta com a colaboração da Faculdade de Computação, através do Programa DESTACOM, que também conta com recursos do PROEXT a ao Interciência, que conta com o apoio da CAPES. 
O Programa NERDS tem como objetivo a médio e longo prazo a consolidação da presença e do processo de expansão da UFMS, em especial, com foco nos cursos das áreas de exatas, em consonância com os objetivos do REUNI na busca pela redução dos índices de evasão e melhoria das taxas de sucesso em cursos dessa área. 
Prof. Amaury Castro Junior (UFMS) – Secretario Regional da SBC em MS “


About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.