Acadêmicos do CPPP participam de Mostra Internacional de Robótica

Os acadêmicos do Câmpus de Ponta Porã da UFMS, Bárbara Rodrigues dos Santos, Carlos Eduardo Rodrigues e Paulo Eduardo Suriano Tiene estiveram na I Mostra Nacional de Robótica. Paralelamente ao evento também aconteceram a IX Competição Brasileira de Robótica e V Olimpíada Brasileira de Robótica, todas realizadas no Ginásio Poliesportivo do Minas Futebol Clube na cidade de São João Del Rei, entre os dias 19 a 21 de setembro. 


A presença dos alunos foi de grande importância para o Câmpus de Ponta Porã, que inaugura agora o Laboratório de Robótica e pretende difundir entre os universitários conhecimentos nesta área, pontua o diretor do Câmpus, professor Amaury Antônio de Castro Júnior. De acordo com o diretor, o Laboratório conta com equipamentos de primeira linha, sendo um time completo de Robôs de futebol da categoria Small Size (F180), e ainda receberá dez kits legos para o desenvolvimento de máquinas capazes de realizar tarefas de alta complexidade, como a colheita de café, por exemplo. Esta é uma das melhores qualidades do kit, a montagem de diferentes robôs, estimulando com tudo isso o raciocínio lógico e o aperfeiçoamento na programação realizada pelos alunos envolvidos, fala. 

Para os alunos a participação nos eventos foram importantes para adquirir conhecimentos e experiência a fim de desenvolver os projetos com maior agilidade. Para entender melhor o funcionamento dos robôs, foram feitas observações do seu comportamento em campo. Na ocasião, eles também puderam conhecer e desenvolver os robôs da categoria Very Small Size. É importante a união de conhecimentos, após participar de eventos como esses, a UFMS será representada da melhor maneira com os seus robôs, dando mais força em futuros campeonatos na área, destaca o professor Amaury.
Ele finaliza dizendo que com o apoio e incentivo dos professores e do Programa NERDS da Fronteira, os acadêmicos sentem-se inspirados e estimulados a continuar com projetos tão grandiosos, os sonhos se tornam palpáveis.

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.