28/03/2011

Bolsistas do Programa NERDS da Fronteira e Grupo PET/Fronteira promovem a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 


   Evento contou com a participação de alunos das redes de ensino municipais e estaduais de Ponta Porã. 



   A 13a. edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), organizada pelos bolsistas do Programa NERDS da Fronteira e do Grupo PET/Fronteira, aconteceu no último dia 26 de março, em Ponta Porã. 

  A OBI é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas do país. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas (FCC). O objetivo é despertar nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico e matemático como pré-requisitos para o estudo da matemática, da programação e da ciência da computação, através do desafio e da competição saudável. 

  O evento é uma das atividades previstas no Programa NERDS da Fronteira, sob a coordenação do Prof. Dr. Amaury Antônio de Castro Junior. Segundo o professor Amaury, a iniciativa contou com o apoio do Grupo PET/Fronteira, da Secretaria Municipal de Educação e também da parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Ponta Porã (NTEM). Ainda segundo o professor, essa prova apresenta-se como uma ótima oportunidade para a descoberta de talentos na área das ciências exatas e tecnológicas.

  Dos 200 alunos inscritos, serão selecionados os melhores classificados para receberem, gratuitamente, um treinamento em Introdução à Programação, que será realizado como um projeto de extensão vinculado ao Programa NERDS da Fronteira, visando à participação dos alunos selecionados na modalidade programação no ano seguinte. O curso será oferecido nos laboratórios de informática do CPPP/UFMS. Também estão previstas atividades de capacitação para o uso das novas tecnologias em sala de aula aos professores das salas de tecnologia e de inclusão digital aos pais dos alunos selecionados.

   A olimpíada é disputada nas modalidades Iniciação, voltada para os alunos do 6o. ao 9o. anos do ensino fundamental. A competição tem duas fases e os classificados nesta primeira fase farão a prova da segunda fase no dia 14 de maio de 2011. 

Mais informações na página da competição: http://olimpiada.ic.unicamp.br

Bolsistas do PET/Fronteira e do NERDS da Fronteira
















About the Author

Adriely Bernal

One Comment

  • OozZeias said:
    11/05/2011 at 21:29

    “Bolsistas do PET/Fronteira e do NERDS da Fronteira” e OZEIAS… kkkk