24/09/2010

UFMS e prefeitura de Ponta Porã desenvolvem projeto Programadores de Ponta

O projeto “Programadores de Ponta”, ação do Programa NERDS da Fronteira da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Ponta Porã, em parceria com a prefeitura municipal, promove a realização de cursos de Informática Básica e de Introdução à Programação, com o intuito de preparar alunos de ensino fundamental e médio para participarem no nível Programação da OBI 2011. A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática e voltada para alunos do ensino fundamental e médio e visa despertar nos alunos o interesse pela informática e pela ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

O projeto reúne 33 alunos de cinco escolas, escolhidos entre um grupo de 120 estudantes que participaram da OBI em Ponta Porã. Os alunos agora se preparam para a Olimpíada Brasileira de Informática, uma competição de âmbito nacional que envolve os alunos do ensino fundamental. Em Ponta Porã, os melhores qualificados na última Olimpíada, passaram a receber instruções no laboratório de informática da UFMS, instituição que oferece três cursos superiores na cidade: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Matemática. “Os alunos estão podendo desfrutar da estrutura que é oferecida para os acadêmicos dos nossos cursos”, informa a coordenadora do projeto, Professora Priscila Silva Martins.

As aulas são oferecidas gratuitamente duas vezes por semana, nos dois períodos. Na parceria, a Prefeitura ofecere o transporte dos alunos até a UFMS. “É uma grande oportunidade para aprimorar conhecimentos, uma vez que nas escolas já estão disponibilizadas as salas de informática”, afirma o Professor Rubens Paz, do Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação. “Nosso objetivo é divulgar o trabalho desenvolvido pela Universidade em benefício da comunidade. Também, mostrar para as crianças que a área de informática e da computação pode se tornar uma profissão interessante no futuro”, explica Priscila. “Vamos trabalhar até dezembro. E, em fevereiro do ano que vem, queremos fazer um intensivão, para prepará-los melhor para a prova da Olimpíada Brasileira”, declarou a Professora Priscila. 

Fonte: CEX / PREAE / Prefeitura de Ponta Porã
Reportagem Site da UFMS – http://www-nt.ufms.br/news/view/id/1037

About the Author

Adriely Bernal

No Comments

Comments are closed.